Como a gente trabalha
Abordagem: critérios para escolher o que recomendar
A Negociação Corporativa não vende curso fechado nem ganha comissão por indicar uma técnica específica. A escolha segue critérios claros, olhados caso a caso.
Depois da avaliação, a pergunta natural é “qual abordagem a gente deveria usar?”. Não existe resposta pronta — existe um conjunto de critérios que a gente aplica pra chegar numa recomendação que combine com a sua operação, com o tamanho da equipe de compras e com o seu orçamento.
Por que a gente não indica sempre a mesma abordagem
A negociação de insumo de uma fábrica de médio porte não tem as mesmas exigências da compra de matéria-prima de uma operação maior, com contrato anual. Indicar a mesma abordagem pra todo mundo é mais fácil pra quem vende treinamento, mas costuma sobrar técnica que ninguém usa de um lado e faltar algo essencial do outro. A gente prefere partir da negociação mapeada na avaliação e só depois procurar a abordagem que se encaixa nela.
Critério 1 — fácil de aplicar por quem compra no dia a dia
Quem decide a abordagem raramente é quem vai usar ela na negociação corrida do dia a dia. A gente prioriza roteiros que a equipe de compras aprende a aplicar em poucos dias, com passos claros, em vez de metodologias pesadas que pedem treinamento longo pra tarefa simples como renegociar um prazo de entrega.
Critério 2 — integração com o que a operação já usa
Raramente a operação parte do zero. Já existe um sistema de compras, uma planilha de cotação, um histórico de fornecedor cadastrado. A gente prioriza abordagens que conversam com o que já está em uso, sem obrigar a equipe a registrar a mesma informação duas vezes em dois lugares diferentes.
Critério 3 — custo compatível com o porte da operação
Uma metodologia pensada pra uma central de compras grande, com equipe dedicada, costuma custar — em tempo e em dinheiro — mais do que uma operação média consegue sustentar. A gente evita recomendar abordagens pesadas demais pro porte atual da empresa, mesmo quando elas têm mais recurso no papel.
Critério 4 — conhecimento fica com a equipe
A equipe precisa conseguir negociar sem depender só da pessoa mais experiente estar na sala. Isso significa checar, antes de recomendar, se a abordagem vira rotina registrada — em roteiro, em exemplo guardado — e não só um jeito de fazer que mora na cabeça de quem negocia há mais tempo. Abordagem boa não deixa a operação refém de uma única pessoa.
Quando faz sentido montar algo sob medida
Na maior parte dos casos, adaptar uma abordagem já testada resolve — é mais rápido de colocar em prática, mais barato de manter e mais fácil de repassar pra quem entra na equipe depois. Montar algo sob medida só entra na conversa quando a negociação tem uma particularidade real que nenhuma abordagem pronta cobre bem, e mesmo assim como último caminho, não como ponto de partida.